Translate

7 de jan. de 2013

E se... II Cr 7:14

Esboço de Sermão:
                                                                      E se ... II Cr 7:14

Graça e Paz a todos...

                Muitas vezes nos pegamos pensando e se isso fosse verdade, e se eu tivesse feito desse jeito, e se eu não tivesse feito nada, como estaria hoje?
                O e se na nossa vida não pode ser uma constante, ele deve ser uma variável, não pode ser evidência e sim ocasional, mas a bíblia fala de um " e se..." que muita vezes não damos a devida atenção mas hoje o Senhor vai te fazer olhar com outros olhos, ou melhor, te fará ouvir com outros ouvidos...

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra 2 Crônicas 7:14


                 Quantas vezes Deus tem falado e chamado cada um de nós para novas experiências com Ele, vivermos novos milagres em Cristo Jesus e não as mesmas coisas. Deus é Deus de renovo em sua vida, creia que ele tem coisas Grandes e Novas, coisas que seus olhos não viram, ouvidos não ouviram e nem subiu aoseu coração ainda... Mas não podemos continuar da mesma maneira, temos que dar um up grade em nossa fé.
                 Hoje se fala tanto em modernizar igreja, jeito do culto, forma de se chegar à Deus que nos esquecemos ao longo do tempo que para abrirmos portas no céus, precisamos colocar a chave na fechadura.
                 Hoje o senhor te da essa chave, a chave da casa de Davi, E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá. Isaías 22:22, a chave que abre e ninguem fecha. 
                Você deve de uma vez por todas se concentrar em Deus e nas coisas de Deus, nada fora Dele pode prosperar, mas voltemos ao texto biblico de hoje.


                 E se o povo que se chama pelo meu nome.... Nesta passagem a bíblia fala exatamente sobre família  Pois vejam bem. E se as famílias que se chamam pelo meu nome, ou então E se as igrejas que se chamam pelo meu nome... Ou melhor ainda e se os meu escolhidos que se chamam pelo meu nome... Como soa para você agora? Bem melhor e mais fácil não é mesmo... O que falta nos dias de hoje para os cristãos nada mais é do que entendimento bíblico e das coisas de Deus. Estamos tão atarefados e ocupados com o nosso dia-a-dia que não temos mais tempo para meditar e nos aprofundarmos na palavra.
                 Mas o porque nos falta esse entendimento, justamente por não darmos ouvidos as coisas de Deus, nesta própria passagem o criador nos incentiva a voltarmos ao primeiro amor, aprendendo a aprender Dele e com Ele, porque a primeira coisa que Deus diz aqui é:

Se humilhar: 
                 O que muitos aqui não entendem é que a palavra humilhar, não esta ligada diretamente a humilhação vergonha, desonra, falta, debilidade senão vejamos o que o Aurélio nos diz a respeito:

Humilhar... (tornar humilde) vem do latim "humilo + are " abaixar, abater
Humilde ... que tem humildade ( simples, modesto)
                Analisando a palavra agora devidamente traduzida e adaptada para nossos dias eu diria assim.
         

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se fizer simples, for modesto, reconhecer o seu tamanho em relação ao meu...


                Deus aqui pede para que nos reconheçamos que ele é grande, sublime, e que nós somos pequenos em relação aos seus planos e projetos, conforme diz as escrituras em Is 55:9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. 

                Tudo o que Deus criou é maravilhoso, grande e sublime, falta nos dias de hoje reconhecimento das Obras de Deus, não se contempla mais o sol em sua plenitude e magnitude, mas murmuramos do calor infernal em nossos dias... Não há mais alegria pela chuva a serôdia e a temporã, mas há murmurações a respeito das enchentes e alagamentos em nossas cidades que estão cada vez menos preparadas par o novo de Deus...

                Não perca sua essência e não permita o mundo dizer com seus modismos e comodismos o que você é ou deixa de ser...

Orar...
                Orar no dicionario Aurélio quer dizer discursar, falar em publico, pedir, rogar... Falta hoje fé no orar. Muitos oram como se não fossem receber, outros dizem se Deus quiser, não creem mais no poder da "palavra profética", esqueceram que a biblia diz E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. Mateus 21:22
                Dizer com fé orar com fé, pedir com fé é o segredo para receber e não pedir por pedir, orar como se fosse uma obrigação, tem que ser prazeroso, agradável, mas isso só se voce tiver uma vida de oração, o que não acontece da noite para o dia, e sim com prática e perseverança...

 Buscar a minha face...
                 Aqui a palavra é clara e firme. Buscar a minha face nada mais é do que " ver a Deus".
                 Tem haver com o caráter não cristão, mas divino mesmo, não buscar nossos interesses pessoais e mesquinhos, mas o caráter divino de Deus, simples, amigavel, galardoador, reconhecedor e por ai a fora.
                 A palavra diz assim: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senho 
Hebreus 12:14   
                 Para buscarmos a face de Deus temos que ter em mente que estamos buscando-o por inteiro, e como buscaremos a face de Deus? A resposta é simples "Santificação"...
                 Lembram da passagem dos dez mandamentos? Quando Moisés foi receber as tábuas da Lei? Senão vejamos... E me lancei perante o SENHOR, como antes, quarenta dias, e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. Deuteronômio 9:18
                 Que coisa mais saudável não é mesmo? Se consagrou pelos pecados de todo o povo, 40 dais e 40 noites para que pudesse estar na presença de Deus outra vez... Hoje acha-se que de qualquer maneira está na presença de Deus... Moisés que era Moisés teve que jejuar imaginem eu e você?

Se converter dos seus maus caminhos....
                 Se converter, muitos acham e até pregam que esta passagem diz que a pessoa tem que aceitar Jesus, isso não tem nada a ver com aceitar Jesus. Se converter é literalmente convergir, voltar-se , quando a palavra diz se converter dos seus maus caminhos, quer dizer parar de fazer as coisas erradas, mudar de atitude, ai o mais "iluminados" dirão é aceitar Jesus, eu volto a dizer que não tem nada à ver com aceitar Jesus. Eu por exemplo conheço muitas pessoas que não aceitaram  Jesus e nem por isso fazem coisas erradas... Tudo está ligado diretamente ao caráter e não a espiritualidade em si.

                Quando cumprirmos estas etapas ai certamente Deus cumprirá a Dele,... 

Então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra 

                 Ouvirei dos céus, prova que Deus não está aqui, mas está ligado, preocupado e á disposição do  seu povo.
                 Perdoarei os seus pecados, está ligado diretamente a passagem de Isaias 43 
Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.

Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar. Isaías 43:25-26

                  Entre em juízo com Deus, mas primeiro apresente as tuas razões, deixe Ele apagar suas transgressões (esquecer, passar uma borracha) e assim receba o renovo e as bençãos de Deus sobre a tua vida.


Graça e Paz a todos!
Pr. Jeferson  L. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz!
Seja muito bem vindo, comente com moderação e respeito, o espaço está aberto para todos, evite palavras indecorosas e respeite a opinião dos demais comentaristas!!!