Translate

29 de jan. de 2014

Omissão, ausência evangélica em apoio os familiares da Kiss - Comente

Graça e Paz!

“Grande omissão”, diz Joel Engel sobre ausência evangélica em apoio aos familiares da Kiss“Grande omissão”, diz Joel Engel sobre ausência evangélica em apoio aos familiares da Kiss

Após um ano, grupo de 100 jovens evangélicos continua criando campanhas de oração e atendendo familiares e amigos das vítimas


"Grande omissão", diz Joel Engel sobre ausência evangélica em apoio aos familiares da Kiss
Há um ano o país foi acordado com a dor de uma tragédia: o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que matou 242 pessoas e deixou mais de 620 pessoas feridas. Nesta segunda-feira (27) a data do incêndio foi lembrada por familiares das vitimas com momentos de solidariedade e muita emoção na cidade.
Fundado no mesmo dia em que a tragédia abalou a cidade, o grupo Jovem Coração, braço evangelístico do Ministério Engel, presidido pelo pastor Joel Engel, tem promovido vigílias, orações, cultos, entrega de mantimentos aos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e acompanhado os familiares das vítimas e os sobreviventes do incêndio oferecendo apoio espiritual.
Apesar de criticar a falta de iniciativa de outras denominações evangélicas em relação a tragédia, o pastor Joel Engel comemora os frutos do trabalho que tem sido bastante elogiado pelos moradores de Santa Maria.
Engel diz que durante a tragédia chegou a convocar a presença de pastores na cidade, mas que não teve mais de três pastores atendendo o pedido do líder evangélico em apoio as famílias e sobreviventes da Kiss.
“Senti vergonha quando vi outras religiões se mobilizando em apoio aos familiares das vítimas e sobreviventes da boate e alguns líderes evangélicos agindo como se nada tivesse acontecido”, conta o pastor Joel.
Jovem Coração
Em entrevista exclusiva ao Gospel Prime o pastor falou um pouco sobre os trabalhos na cidade após a tragédia que ceifou 242 vidas. Leia a seguir:
Qual a importância dos trabalhos da igreja em apoio às famílias das vítimas da tragédia na Kiss?
O evangelho também é socorrer ao pobre, o aflito, as viúvas, os necessitados, e este trabalho de caridade faz parte da missão da igreja. Creio que deve ser uma constante em toda a igreja de Jesus. O mais importante, é que quando abraçamos aquela pessoa que esta sofrendo não, precisamos pregar, transmitimos Jesus sem falar. Então é muito importante para a igreja de Jesus estar presente nesta hora, porque as outras religiões se fazem presente, então acho fundamental.
Por que outras denominações se recusam a participar deste tipo de ação?
Realmente o maior choque que eu levei em toda esta tragédia que ouve é que eu solicitei que outros pastores do Brasil viessem pra cá para socorrer as pessoas e eu não encontrei mais três pastores, por outro lado os espíritas, de Minas Gerais, mandaram mais de 250 médiuns para dar atendimento aqui na cidade. Eu chamo isso de: ‘grande omissão’. Jesus mandou: ‘ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda à criatura’. A compaixão de Cristo é se colocar no lugar dos que sofrem, sofrer e chorar com eles.
Jovem Coração 3
Qual a reação dos familiares quando recebe ajuda espiritual dos evangélicos?
Realmente, todos os familiares que visitamos, não consigo dizer quantos, pois trabalhamos direto, dia e noite, ficam apaixonadas pela igreja, a igreja ficou superlotada. Por consequência deste trabalho feito. Este ato de caridade e amor, de desinteressadamente chegar lá, era o que Jesus fazia, ele estava lá quando aquela mãe ao enterrar seu filho e ele não perguntou qual a religião dela. Independente da religião a reação das pessoas é de responder amor com amor.
Como o seu ministério se prepara para atender estas pessoas?
Nós ensinamos que nesta hora não tem muito que falar, mas é o agir. Nós fundamos o grupo Jovem Coração, que é a associação das palavras coragem, oração e ação. Ao transmitir uma palavra de coragem, nós ajudamos as pessoas, com oração, conseguimos consola-las e com a ação, com um gesto, um abraço, conseguimos transmitir aos familiares que estamos ali para ajuda-los. Naquele momento as pessoas estão na frente de seus entes queridos, de uma boate incendiada, o que é preciso fazer? Apenas abraça-los. Nada mais. Nossos jovens também levaram naqueles dias água, lanche e suco para as pessoas que estavam envolvidas de alguma forma. Através deste ato simples de amor e ajuda já é uma forma de evangelizar e para isso não é necessário nenhuma formação teológica.
Qual a reação dos jovens de seu ministério ao participarem de eventos como estes?
Os jovens geralmente pensam que não tem a capacidade de pegar o microfone e pregar na praça. Mas eles fizeram aquilo que podiam, abraçaram, apoiaram os familiares das vítimas. Muitos destes familiares passaram o dia todo ali, diante do corpo do seu ente querido, não saíram para comer, tomar agua, mas nossos jovens estavam ali, abraçando, oferecendo agua, ajuda, se colocando a disposição. A quantidade de pessoas aceitando a Jesus foi impressionante. Só na universidade, em um culto ecumênico, mais de 3000 mil pessoas aceitaram a Jesus em um apelo que fizemos.
Quantas famílias o Ministério Engel já atendeu desde que houve a tragédia na boate?
Nós atingimos nações através de entrevistas, palavras e oportunidades que tivemos durante o atendimento as famílias em Santa Maria. O que esta acontecendo em Santa Maria mostra a forma da ação divina, de permitir que uma tragédia se transforme em benção, pois as pessoas estão com os corações prontos para aceitar o evangelho.
fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/_________________________
                 Ao ver esta matéria, mais uma vez me veio a cabeça a desunião do povo de Deus, principalmente dos lideres!!! Será que podemos deixar de ajudar simplesmente porque era uma boate?
                Devemos deixar de estender as mãos porque eles deveriam estar em uma Igreja e não "naquele lugar". Estamos esquecendo das ordens de Jesus, que é amar o nosso próximo?
                Será que somente os evangélicos, frequentadores devem ser "ajudados" e merecem apoio e atenção? Como conseguimos subir no púlpito e ministrar a Palavra de Deus, deixando de cumprir seus mandamentos?
                 Vejo ainda hoje Jesus dizendo... 
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23
                  Fica o texto acima para meditação dos líderes da Igrejas...
By Pr. Jeferson Luiz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz!
Seja muito bem vindo, comente com moderação e respeito, o espaço está aberto para todos, evite palavras indecorosas e respeite a opinião dos demais comentaristas!!!